03/2026
30
ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO LUÍS DO CURU – CE Aos trinta dias do mês de março do ano de dois mil e vinte e seis, às quatorze horas, realizou-se, por meio da plataforma Google Meet, Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de São Luís do Curu – Ceará. Após a verificação do quórum regimental, foi declarada aberta a reunião, cuja pauta teve como objetivo a apresentação, discussão e apreciação do Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029, contemplando diretrizes, objetivos, metas, ações e previsão orçamentária. Dando início aos trabalhos, Eric Victor Martins apresentou, de forma sintetizada, os principais eixos estruturantes do Plano Municipal de Saúde. No eixo da Vigilância em Saúde, foram destacadas ações voltadas ao fortalecimento da imunização da população, por meio da realização de busca ativa, campanhas de vacinação, ações de “Dia D”, vacinação domiciliar para pacientes acamados e garantia do pleno funcionamento das salas de vacina. Também foram apresentadas estratégias de enfrentamento às arboviroses, com foco na redução dos focos do mosquito Aedes aegypti, bem como propostas de fortalecimento da Vigilância Sanitária, incluindo a aquisição de transporte próprio para o setor e a atualização do Código Sanitário Municipal. No eixo da Assistência Farmacêutica, foram apresentadas ações destinadas a assegurar o acesso regular aos medicamentos da atenção básica, a distribuição de fraldas conforme a necessidade dos usuários, a promoção do uso racional de medicamentos e a realização de campanhas educativas. Também foram destacadas propostas para ampliação da estrutura física do setor, por meio da construção de almoxarifado, implantação da farmácia clínica, modernização das unidades de dispensação e manutenção dos kits de urgência e emergência. Ainda nesse eixo, foi apresentada a proposta de implantação de serviços relacionados à dispensação de profilaxias para HIV. Em relação à Atenção Integral à Saúde, foram pactuadas metas voltadas à redução da gravidez na adolescência, ampliação da cobertura do pré-natal, aumento da vacinação de gestantes, redução da mortalidade materna e infantil e fortalecimento das ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. Foram ainda incluídas estratégias específicas voltadas à atenção à saúde do homem, da pessoa idosa, dos adolescentes, da população LGBTQIA+ e das pessoas com deficiência, assegurando acesso integral, humanizado e contínuo aos serviços de saúde. No que se refere ao eixo de Gestão e Controle Social, foi ressaltada a importância do fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde, por meio da realização regular de reuniões ordinárias, da oferta de capacitações aos conselheiros e do incentivo à participação social na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de saúde do município. Quanto à Gestão Financeira, foram apresentadas diretrizes voltadas à adequada aplicação dos recursos públicos, destacando-se a utilização de emendas parlamentares, o fortalecimento do planejamento financeiro, a transparência na execução orçamentária, a prestação de contas por meio de audiências públicas e a sustentabilidade das ações e serviços de saúde ao longo do período de vigência do plano. Também foi abordado o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Saúde, que ocorrerá de forma contínua, utilizando sistemas oficiais de gestão e informação, tais como o DigiSUS, o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS, os Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior e o Relatório Anual de Gestão. Ficou estabelecido que haverá acompanhamento periódico do cumprimento das metas e revisão anual do plano, visando assegurar sua efetividade e adequação às necessidades da população. Por fim, foi apresentado o demonstrativo orçamentário referente ao período de 2026 a 2029, evidenciando a viabilidade financeira para execução das ações, programas e metas previstas no Plano Municipal de Saúde. Após os esclarecimentos e discussões pertinentes, o Plano Municipal de Saúde 2026–2029 foi submetido à apreciação da plenária, sendo aprovado pelos conselheiros presentes, que reafirmaram o compromisso da gestão municipal e do controle social com o fortalecimento e a melhoria contínua dos serviços de saúde ofertados à população de São Luís do Curu. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, sendo lavrada a presente ata por mim, Elisama Meneses Baia, Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde, a qual, após lida e aprovada, será assinada pelos membros presentes. São Luís do Curu – CE, 30 de março de 2026. Elisama Meneses Baia Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde
Google Meet